×

Sua Conta

Preencha os campos e acesse sua conta

E-mail, CPF ou CNPJ do titular
Senha
Mostrar/Esconder a senha
Esqueci a senha

Login ou senha são inválidos.

Projetos Socioambientais

Nossos Projetos Socioambientais

A Zona Oeste Mais Saneamento entende que uma atuação em parceria com a comunidade é muito mais efetiva e produtiva na transformação socioambiental que buscamos com a nossa atuação. Para isso, conheça os projetos que permitem essa maior proximidade com nossos clientes e vizinhos:

 

Portas Abertas       

portas-abertas-2024.jpg

O Projeto Portas Abertas leva alunos de 7 a 14 anos das Escolas Municipais da Zona Oeste do Rio para conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto em Deodoro. Alunos e professores são capacitados através de palestras e visitas em campo com conteúdo relevantes sobre a importância do saneamento básico, ajudando no desenvolvimento pessoal dos participantes para as questões ambientais e criando multiplicadores para levar estes cuidados aos amigos, vizinhos e familiares. O Projeto, totalmente gratuito para as Instituições de Ensino, conta com transporte de ida e volta, lanche, kit com jogos recreativos, além de especialistas em Saneamento Básico à disposição em todo o processo.

Público-alvo: Escolas de bairros da AP-5 
Total de escolas: 203 escolas visitaram a ETE Deodoro 
Total de visitantes: Conteúdo impactou 6.237 alunos


Circuito Móvel                   

circuito-movel-2024-1.jpg

O projeto consiste de visitas a Escolas Públicas Municipais do Ensino Fundamental, Igrejas, ONGs, Associações de Moradores, Exposições em locais de alta circulação de pessoas e Praças localizadas nos bairros atendidos pela nossa concessão, com o objetivo de atender todos os públicos. Utiliza como metodologia a orientação expositiva de forma lúdica e explicativa sobre as questões ambientais e socioambientais. O objetivo principal do projeto é formar multiplicadores que transmitam o aprendizado sobre a importância do saneamento básico para a população e os cuidados com a rede de esgoto aos seus amigos, vizinhos e familiares.

Total de ações: 309 ações foram realizadas até maio de 2024. 
Escolas: 178 Instituições de Ensino já foram visitadas. 
Pessoas: 120.325 pessoas impactadas com o Projeto. 


Intervenção Social                  

intervencao-social-2024.jpg

O programa consiste em realizar a comunicação porta a porta com a população sobre as atividades da empresa, além de realizar o mapeamento de locais de interesse coletivo como Escolas, Clínicas da Família, Associação de Moradores, entre outros. Com o intuito de reforçar a conscientização e facilitar a atuação dentro das localidades abrangidas pela concessão, a concessionária busca um relacionamento com líderes comunitários, atores sociais e moradores das regiões que são impactadas pelas obras ou por alguma intervenção. Essa comunicação está fundamentada no fornecimento de informações sobre a concessionária Zona Oeste Mais Saneamento para demonstrar como serão as etapas das obras e os benefícios da coleta e tratamento do esgoto.

Total de ações: 108 mil residências visitadas


Muda o Amanhã            

muda-amanha-2024.png

Trata-se de um programa de reflorestamento ambiental que vai plantar, no primeiro ano, 4.800 mudas no Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo. Originado na parceria entre a Zona Oeste Mais e o Programa Replantando Vidas, criado pela Cedae, o lodo produzido nas estações de tratamento é transformado em adubo e posteriormente transformado em mudas que ajudarão este projeto a capturar, por ano, cerca de 560 toneladas de Gás Carbônico (CO2) com o objetivo de neutralizar as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE).  Além dos repasses de mudas mensais, haverá também palestras para visitantes e escolas da região sobre os cuidados necessários com o meio ambiente dentro do Parque. A previsão é de expansão do Projeto para outros parques da Região da Zona Oeste da cidade.


Olho Vivo         

olho-vivo-2024.jpg

A execução do projeto consiste na realização de palestras e a entrega de material de apoio demonstrando os riscos trazidos por quem realiza o descarte incorreto do óleo de cozinha nas redes de esgoto, galerias pluviais ou no lixo, hábitos que tem por consequência a contaminação de aterros sanitários. O equipamento principal para a realização prática do projeto são as bombonas coletoras de óleo com capacidade de 200 litros. Elas estão distribuídas pelos bairros da área de concessão, onde a população pode fazer o descarte correto do óleo de cozinha em garrafas PET de 2 (dois) litros e trocar, gratuitamente, por produtos de limpeza. O programa atua em Associações de Moradores, Escolas, Clínicas da Família e Igrejas, que são locais de grande movimentação de pessoas.

Total de ações: 62 ações de conscientização realizadas. 
Total arrecadado: 8.667 litros de óleo coletados até o momento. 
Público total: 2.161 pessoas já participaram das ações.
Clique aqui e conheça os postos de coleta do projeto Olho Vivo!


Qualifica Mais     

qualifica-mais-2024-3.jpg

O Programa contribui com o desenvolvimento social e profissional de moradores da área de atuação da Zona Oeste Mais. Em parceria com a Firjan/Sesi, o Qualifica Mais oferece curso de Instalações Hidrossanitárias (Bombeiro Hidráulico) com 126 horas de aulas teóricas e práticas, em ambiente customizado na ETE Deodoro. Ao término, todos recebem um diploma profissionalizante. Profissionais especializados dão todo o suporte para  desenvolvimento. Material de ensino, uniforme, Auxílio Transporte e alimentação nos dias de curso fazem parte do conjunto de incentivos para a conquista do diploma.

Aula teóricas e práticas 
Competências técnicas relativas ao desenvolvimento de instalações de sistemas hidráulicos são apresentadas e treinadas em sala de aula e na oficina;

Formatura dos alunos 
Em cinco edições, já foram formados 102 alunos e outros 25 concluirão o curso ainda em 2024;

Projeto Premiado 
O Qualifica Mais foi premiado na 17ª edição do Prêmio Faz Diferença 2019, na categoria “Desenvolvimento do Rio”, pelo Jornal O Globo.


Outros Projetos   

CAO    
As Comissões de Acompanhamento de Obra/Operação (CAOs) são grupos criados em diversas comunidades para que os líderes comunitários se tornem apoiadoras, multiplicadoras e fomentem a comunidade com informações sobre as intervenções executadas. Para isso, reuniões periódicas e uso diário do grupo em WhatssApp dão suporte necessário ao projeto. Atualmente temos 13 CAOS implantadas: Titanic, Santa Cruz, Vila Kennedy, Vila Aliança, Magalhães Bastos, Curral das Éguas, Pedra de Guaratiba, Guaratiba, Batan, Padre Miguel, Parque Liberal, 77 e Jardim Novo.

Oficina de Interligação    
A oficina ocorre sob demanda com grupos de 15 a 20 pessoas, na Estação de Tratamento de Esgoto, em Deodoro. A capacitação é composta de uma hora teórica e uma hora prática. Os participantes recebem atestado de conclusão e apostila com material didático. 680 pessoas foram capacitadas pela oficina.


Contato    
Para saber como participar de nosos programas, entre em contato através do e-mail: socioambiental@zonaoestemais.com.br .

Atendimento
Fale conosco por telefone, chat ou vá até a loja mais próxima