×

Sua Conta

Preencha os campos e acesse sua conta

E-mail, CPF ou CNPJ Esqueci o e-mail
Senha Esqueci a senha

Login ou senha são inválidos.

Processos de Tratamento

Processos de Tratamento

info grafico

Gradeamento

Etapa do tratamento responsável pela retenção dos sólidos grosseiros (latas, garrafas pet, papelão, entre outros) do esgoto bruto, evitando o entupimento e danos em tubulações e bombas.

 

Caixa de Areia

Etapa do tratamento responsável pela retenção de sólidos finos (areia, cascalho, pedrisco, entre outros) presentes no esgoto bruto, evitando desgaste por abrasão em equipamentos e tubulações.

 

Elevatória de Esgoto Bruto

Sistema composto por conjunto moto-bomba, responsável pelo bombeamento do esgoto bruto para o início do tratamento biológico nos tanques de aeração.

 

Tanque de Aeração

Etapa responsável pelo tratamento biológico do esgoto através da degradação da matéria orgânica por bactérias aeróbias. Este processo requer a injeção mecânica de ar para auxiliar o processo de degradação da matéria orgânica.

 

Decantador Secundário

Etapa do tratamento responsável pela separação física do lodo (composto por sólidos sedimentares e flutuantes do efluente tratado). Parte do lodo retorna para o Tanque de Aeração (lodos ativados) e parte é destinada ao digestor aeróbio de lodo.

 

Digestor Aeróbio de Lodo

Etapa do tratamento responsável pela digestão aeróbia e inertização do lodo, reduzindo a matéria orgânica e condicionando o lodo para a etapa de desidratação.

 

Leito de Secagem do Lodo

Etapa do tratamento responsável pelo recebimento do lodo dos digestores aeróbios de lodo, tendo a finalidade de reduzir o teor de umidade com a drenagem e evaporação da água após o período de secagem.

 

Nereda

Construída em 2016, a nova ETE Deodoro tem capacidade de tratamento de 750 litros por segundo, o que atende a uma população de 430 mil pessoas. É a primeira e maior Estação de Tratamento de Esgoto com a tecnologia Nereda no Brasil.

A tecnologia Nereda realiza o tratamento de esgoto sanitário a partir da Biomassa Granular Aeróbia, ou seja, o lodo. O lodo é produzido como parte do processo biológico de depuração do esgoto pelas bactérias. Ela foi criada na Holanda, pela Universidade de Tecnologia de Delft, e desenvolvida ao longo de 20 anos a partir de uma parceria público-privada entre a Universidade, a Fundação Holandesa para a Investigação Aplicada na área das Águas (STOWA) e a empresa Royal HaskoningDHV.

Atendimento
Fale conosco por telefone, chat ou vá até a loja mais próxima